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GeoVirt II: Cabeceira do Ribeirão das Pedras (Campo virtual)

O GeoVirt II foi desenvolvido com o objetivo de propiciar a navegaÃÃo (campo virtual) na Ãrea da cabeceira do RibeirÃo das Pedras, no municÃpio de Campinas, permitindo a compreensÃo do uso e ocupaÃÃo do solo ao longo do tempo histÃrico. Poderà ser utilizado como exemplo em exercÃcios.

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Leandra dasytricha (A. Gray) Cogn.

Nome popular: pixirica.

Ãrvore atà 3m; extremidade dos ramos denso-longo-estrelada; folha simples, oposta, sem estÃpula, pecÃolo canaliculado, 3 X 0,3cm, denso-estrelado, lÃmina elÃptica, Ãpice agudo a acuminado, base cuneada Ãs vezes levemente assimÃtrica, 19-27 X 8-10,5cm, margem denticulada, ciliada, membranÃcea, venaÃÃo acrÃdroma, 2 pares de nervuras secundÃrias, mais conspÃcuas na face abaxial, venaÃÃo terciÃria paralela, conspÃcua na abaxial, face adaxial com tricomas simples e estrigosos, abaxial com tricomas longos-estrelados e simples, adensando nas nervuras; fruto baga globosa, denso-estrelada, imatura, verde...

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Site do Projeto Ribeirão Anhumas na Escola

Este à o site do Projeto RibeirÃo Anhumas na Escola. Trata-se de um projeto escolar interdisciplinar que aborda as questÃes ambientais de Campinas. O projeto à uma iniciativa conjunta de universidades, instituiÃÃes de pesquisas e escolas da rede pÃblica de Campinas. Faz parte o Departamento de GeociÃncias Aplicadas ao Ensino-DGAE - Instituto de GeociÃncias, Instituto de Biologia, ambos da Unicamp, Instituto AgronÃmico de Campinas, Faculdade de EducaÃÃo da USP-Leste, E.E. Ana Rita Godinho Pousa e E.E. Adalberto Nascimento (http://ead.ige.unicamp.br/anhumas) e possui apoio da CAPES e patrocÃnio da Fapesp e Petrobras Ambiental.

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Sentidos e práticas: a educação ambiental construída por professores participantes do projeto Ribeirão Anhumas na Escola

Esta pesquisa tem como objetivo compreender o processo de produÃÃo de sentidos de educaÃÃo ambiental e evidenciar as prÃticas pedagÃgicas utilizadas para o tratamento das questÃes ambientais por duas professoras do subgrupo âEnsino Fundamental IIâ, participantes do projeto de formaÃÃo continuada intitulado âRibeirÃo Anhumas na Escolaâ, realizado durante os anos de 2007 a 2010, em Campinas/SP. Buscamos identificar: i) os procedimentos metodolÃgicos utilizados pelas professoras para abordar a temÃtica ambiental; ii) o papel ocupado pela educaÃÃo ambiental nas prÃticas pedagÃgicas iii) os repertÃrios argumentativos que foram mobilizados no processo de produÃÃo de sent...

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Do olhar ao pertencimento: proposta de ação a partir do exercício do ver e de apreensão do lugar por meio de trabalhos de campo

A escola quando concebida enquanto espaÃo de reflexÃo, discussÃo e produÃÃo de conhecimento (inclusive sobre o lugar em que està inserida) pode contribuir para processos de apreensÃo e significaÃÃo de mundo pautados na inauguraÃÃo de novos dizeres. Para tanto, o estudo do lugar e os trabalhos de campo tÃm importÃncia fundamental e possibilitam o exercÃcio de construÃÃo de identidade (diferenÃa) e pertencimento. Sendo assim, apresento neste trabalho, uma proposta de aÃÃo educacional composta por diferentes atividades com o objetivo de contribuir para a apreensÃo do lugar onde se vive por meio da produÃÃo de conhecimentos sobre o mesmo. Tal aÃÃo à pensada tendo em vist...

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Socó-dorminhoco ( Nycticorax nycticorax )

Comprimento: 60cm IdentificaÃÃo: nÃo hà outra ave que se confunda com o socÃ- dorminhoco adulto, ao menos em Ãreas modificadas pelo homem. Jà o imaturo, que apresenta uma coloraÃÃo marrom-clara malhada com tons mais escuros, pode ser confundido com os imaturos de socÃ-boi (Tigrisoma lineatum), que sÃo maiores e mais alongados, e com os de socÃ-boi-baio (Botaurus pinnatus), que mantÃm a coloraÃÃo ``carijàmesmo quando adulto e apresenta bico e pescoÃo mais longos e finos. O nome socÃ-dorminhoco deve-se ao fato desta ave passar boa parte do dia dormindo, no entanto, poucas pessoas sabem que na verdada trata-se de uma espÃcie predo...

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Biguá ( Phalacrocorax ( brasilianus ) olivaceus )

Comprimento: 70cm IdentificaÃÃo: Quando pousado ou nadando à impossÃvel de ser confundido com qualquer outra espÃcie brasileira, mas quando em vÃo lembra muito algumas espÃcies de patos, diferindo pelo bico mais alongado e um tanto curvo na ponta e pelo corpo ser menos volumoso que o dos patos. Apesar de ser a Ãnica ave do grupo dos cormorÃes que ocorre no Brasil esta espÃcie se faz presente em virtualmente todo o nosso territÃrio, em qualquer local onde haja Ãgua e peixes. Ocorre desde o sul do Chile atà os E.U.A e ao longo de sua distribuiÃÃo vive tanto no mar quanto em estuÃrios, rios e lagoas, sejam elas naturais ou artificiais. à famoso pela sua grande habilidade...

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Bem-te-vi ( Pitangus sulphuratus )

Comprimento: 22cm IdentificaÃÃo: existem vÃrias espÃcies de tiranÃdeos com o mesmo padrÃo de cores, dentre as quais 4 sÃo particularmente similares ao bem- te-vi: o nei-nei (Megarynchus pitangua), o bem-te-vizinho-do-brejo (Philohydor lictor), e os dois bem-te-vizinhos do gÃnero Myiozetetes, o M. similis e o M. cayanensis. O nei-nei à do mesmo tamanho do bem-te-vi, mas possui um bico maior e bem mais largo (ver neste site), o bem-te-vizinho-do-brejo à mais esbelto, menor e apresenta o bico proporcionalmente mais afinado achatado. Jà os bem-te-vizinhos do gÃnero Myiozetetes sÃo menores, possuem o bico cÃnico e proporcionalmente menor e as sobrancelhas branca...

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Fogo-apagou ( Columbina (Scardafella) squammata )

19cm IdentificaÃÃo: a caracterÃstica mais marcante desta espÃcie à o padrÃo escamoso de suas penas que ajuda na sua camuflagem. A cor de base à o bege. Quando em vÃo à possÃvel ver uma faixa branca na base da asa que seguida pela faixa branca da lateral da cauda. O nome fogo-apagou à sem dÃvida a melhor traduÃÃo escrita para o canto desta ave, um dos sons mais tÃpicos da ``roÃaÂÂ. A fogo-apagou à uma rolinha de hÃbitos geralmente discretos, que anda em casais ou pequenos grupos pelas bordas de matas, cerradÃes, pomares, parques e outros tipos de vegetaÃÃo, excluindo-se os muito abertos ou muito fechados. Seu silÃncio sà à quebrado pela vocalizaÃÃo, que a ave ...

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Choca-barrada ( Thamnophilus doliatus )

16cm. IdentificaÃÃo: o macho à praticamente inconfundÃvel por seu corpo todo barrado em alvinegro e um topete negro na cabeÃa (nem sempre eriÃado). Atà a fÃmea, que à ferrugÃnea, apresenta um topete e estrias na face. As Ãnicas espÃcies que se assemelham à choca-barrada sÃo a choca-listrada (Thamnophilus palliatus) e a choca-de-asa-vemelha (Thamnophilus torquatus), mas ambas apresentam machos com Ãreas ferrugÃneas tanto nas asas quando na cauda. à a choca de distribuiÃÃo mais ampla e a que mais se aproxima do ser humano, tanto por nÃo ser arisca quanto por ser bem generalista e se adaptar a Ãreas alteradas. Sua distribuiÃÃo original compreendia cerradÃes, bordas d...

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Pomba-de-bando ( Zenaida auriculata )

25cm. De tamanho intermediÃrio entre uma rolinha e um pombo, sà pode ser confundida com as juritis ( gÃnero Leptotila ), mas ao contrario destas nÃo ocorre em florestas e bosques, sendo estritamente campestre. Como o prÃprio nome diz, costuma ser uma ave gregÃria, podendo formar bandos de milhares de indivÃduos durante migraÃÃes ou em pousos coletivos em locais onde dormem. Em cidades do estado de SÃo Paulo como Campinas e RibeirÃo Preto quase todas as aves da regiÃo no entorno destas cidades dormem em uma mesma praÃa e no caso de Campinas, praticamente em uma sà Ãrvore, que fica carregada com milhares de aves. à possÃvel observar todas as manhÃs e todas as tardes estas a...

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Integrando vegetação e solo: exercitando as conexões

A integraÃÃo entre conhecimentos de solo e vegetaÃÃo à importante para compressÃo dos Biomas e as relaÃÃes ecolÃgicas existentes nestes. Tendo em vista a dificuldade no ensino integrado destas temÃticas, propÃe-se um exercÃcio prÃtico de anÃlise que coloca aos alunos questÃes e dados reais sobre alguns pontos da regiÃo da microbacia do RibeirÃo das Anhumas, em Campinas-SP. A microbacia possui diversos tipos de vegetaÃÃo e solos, possibilitando este estudo integrado, abordando uma realidade local para os alunos. Apesar da especificidade local do exercÃcio, este poderà sugerir ideias de exercÃcios que poderÃo ser feitos em localidades distintas. Espera-se que o exercÃci...

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Cartografando online : caminhos da informática na escola com professores que elaboram conhecimentos em formação contínua

  • Atualizado em 09/05/2011

Os avanÃos no desenvolvimento das tecnologias da informaÃÃo e comunicaÃÃo (TIC) trazem continuamente novas possibilidades de interaÃÃes sociais online, incluindo uma grande variedade de ferramentas de mediaÃÃo da comunicaÃÃo (sÃtios, blogs, wikis, webconferÃncia etc). Essas ferramentas possibilitam o crescente desenvolvimento de comunidades online, assim como de aplicativos para o desenvolvimento de tais comunidades. Nesse contexto, desenvolvem-se ambientes virtuais de ensino-aprendizagem e trabalho colaborativo online com ferramentas que podem potencializar projetos de formaÃÃo continuada de professores, seja no aspecto da formaÃÃo ou na gestÃo dos trabalhos. Com essa pers...

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